Header Ads

Guia básico de maquiagem

RICARDO CORRÊA

Guia básico de maquiagem

Roberta Philomeno preparou dicas de make up. Nesta primeira parte aprenda a preparar a pele

Roberta Philomeno - O Povo

Depois do Guia de Cuidados Básicos com a Pele, a colunista Roberta Philomeno traz o Guia de Básico de Maquiagem. No qual você encontrará dicas de make up, divididas em seis partes: Prepare a pele, Brincadeira do Claro e Escuro, Hora de Colorir, Acabamento, Maquiagem de Efeito Bronzant e Maquiagem para Homens.

Você vai aprender fazer um visual digno de uma modelo capa de revista. Tudo, claro, sem sair de casa. Nesta primeira parte, você vai aprender a preparar a pele para receber a maquiagem, através da limpeza, hidratação e camuflagem, utilizando o corretivo, o pó e a base.

DICAS
- Dê preferência a produtos multi-ação que contêm filtro solar, hidratantes e nutrientes;
- Jamais durma de maquiagem, para não atrapalhar na respiração natural da pele e no trabalho normal das glândulas, provocando desidratação;
- Sempre observe o prazo de validade dos produtos.



PREPARE A PELE

1 – Limpe e hidrate

O processo de limpar e tonificar a pele potencializa a fixação dos produtos e assim faz com que todo o visual dure mais tempo. Lave o rosto com sabonete liquido adequado para sua pele e passe soro fisiológico com um algodão, para garantir uma boa limpeza. Faça o mesmo na pele do pescoço e do colo. Por último, lave o rosto com o soro gelado. Finalize com leves palmadinhas ou leves beliscões na pele do rosto, pescoço e colo para ativar a circulação e, consequentemente oxigenação das células.

Depois de limpo, passe um creme tensor (efeito Cinderela) que hidrata e nutre o rosto, em movimentos ascendentes, sobre a pele úmida para ativar a circulação e potencializar a penetração do produto. Além de utilizar menos creme com a pele úmida, os poros têm maior capacidade de absorver os ativos. Não exagere na quantidade. Aplique um produtinho específico para a área dos olhos em movimentos circulares, em sentido anti-horário. Hidratante também nos lábios.

Do tempo da vovó
Máscara de efeito Cinderela (tensor)
- 1 clara de ovo
- 1 colher de sobremesa de amido de milho
Como usar: Misture os ingredientes até obter uma pasta homogênea. Espalhe no rosto e deixe agir por 20min. Retire com água fria e aplique, logo em seguida, um hidratante facial.

2 – Camufle rosto, pescoço e colo

CORRETIVO

Por que usar? Ajuda a uniformizar a cor da pele, suavizar olheiras e manchas. Tenha várias versões para a correção de defeitos diversos.

Na hora de levar para casa: Os produtos líquidos se parecem muito com as bases fluidas, só que os pigmentos e a cobertura é bem mais intensos. Os em lápis são ótimos para camuflar vasinhos avermelhados e acne, mas eles não servem para suavizar as olheiras. Nesse caso, o mais indicado são os corretivos em creme, que cobrem com perfeição grandes áreas. Existe ainda o corretivo em bastão de ótima cobertura. Cobrem perfeitamente manchas de acne e disfarçam olheiras. Quem já apresenta ruguinhas deve evitá-lo, pois a cobertura espessa marca mais ainda as depressões.

Aplicação: O corretivo em lápis deve ser aplicado de modo localizado. O em creme e o em líquido devem ser aplicados em leves batidinhas e em pequenas quantidades com as pontas dos dedos ou com pincel de cerdas curtas. Já o corretivo em bastão deve deslizar na área e ser espalhado com a ponta dos dedos.

Evitar: Se aplicado em excesso, o corretivo acentua ainda mais as imperfeições. Evite também aplicá-lo muito próxima aos cílios inferiores, seus olhos vão parecer menores.

BASE

Por que usar? O produto uniformiza e deixa a pele com aparência saudável e aveludada. Além de camuflar imperfeições.

Na hora de levar para casa: Independente do tipo da sua pele, dê preferência à base de resultado translúcido, que corrige na medida certa, e não comedogênica (sem óleo). Existem também produtos que já vêm com filtro solar e substâncias que tratam a pele. Se você tem pele oleosa ou mista, dê preferência às bases líquidas, fluídas. Se você tem pele seca, os produtos em creme dão um ótimo resultado. Na hora de experimentar a base na loja, aplique-a diretamente no rosto e não no dorso da mão ou braço. E lembre-se: prefira as marcas que dão várias opções de tons. É a cor da base que tem de adaptar a sua pele e não o tom da sua pele tem de se adaptar a ela.

Aplicação:O ideal é aplicar com um pincel próprio, que deposita uma quantidade adequada na pele. Aplique como se estivesse pintando um quadro, suavemente. Se você não dispõe de um pincel ou fica insegura na hora de manusear, então sugiro que aplique a base com a ponta dos dedos. Sempre em movimentos suaves como se estivesse pintando um quando e não rebocando uma parede.

Evite: Bases de textura pesada, geralmente em pasta, dão ao rosto uma aparência de máscara.



Por que usar? Só o pó é capaz de controlar a oleosidade do rosto, retirando o brilho excessivo, deixar a pele com aparência aveludada e fazer a maquiagem durar por muito mais tempo. Por isso, carregue-o sempre na bolsa para retoques. É só enxugar a oleosidade com um lencinho e reaplicá-lo.

Na hora de levar para casa: O pó solto é o mais leve e faz a maquiagem durar mais tempo. O compacto é o mais prático, ótimo para carregar na bolsa, mas pessoas que têm pele oleosa devem buscar produto não comedogênico. O óleo geralmente é utilizado para compactar o produto.O duo-base ou pó-base apresenta uma boa cobertura e as pessoas de pele oleosa devem escolher produtos não comedogênicos. Em relação às cores, sempre leve para casa os tons de bege, fuja dos tons rosados. Na loja, aplique o pó no pescoço e veja se ele desaparece.

Aplicação: Você pode aplicar o pó no rosto todo, mas o ideal é aplicá-lo somente na região do queixo, da testa e do nariz. Use a menor quantidade possível, pó em excesso ressalta as ruguinhas. Os produtos em pó solto devem ser aplicar com pincel. Coloque o pincel no pó, dê algumas batidinhas no dorso da mão. Só depois aplique no rosto. Utilize esponjas para acabamento nos cantos do nariz e dos olhos. A aplicação do pó compacto deve ser feita com a esponja que vem no kit do produto. O duo-base ou pó base também deve ser aplicado com esponja, só que umedecida.

Um comentário

Daniel disse...

Oi, Katia, tudo bem?
Adorei o blog, original.
Um grande beijo de Londres.
Dan,
www.sembolso.blogspot.com