Header Ads

Amazon tira de venda online livros com temática homossexual

Amazon tira de venda online livros com temática homossexual

O Globo

Gore Vidal / Reuters

Livros com temática gay ou lésbica de autores famosos como o premiado liberal Gore Vidal (foto), a jornalista e autora americana vencedora do prêmio Pulitzer em 1993 Annie Proulx e E.M. Foster , que denunciou o preconceito sexual na sociedade britânica no século passado, sumiram da lista dos livros mais vendidos do portal de vendas Amazon, de acordo com informação publicada nesta terça-feira pela rede CNN. Romances famosos como "Brokeback Mountain", de Prouxl, e "A Cidade e o Pilar", de Vidal, não apareciam no ranking na manhã desta terça-feira. No entanto, "Playboy: The Complete Centerfolds", que contém imagens de mais de 600 mulheres nuas, classificado como arte e fotografia, permanece na lista.

Milhares de usuários do site consideraram a retirado dos títulos da lista uma censura ofensiva. No Twitter, popular ferramenta de miniblog, e na rede social Facebook, a questão virou rapidamente tema de discussão e protestos ao longo do fim de semana. O Amazon negou acusações de que teria removido intencionalmente os títulos como uma estratégia para tornar a lista mais "familiar".

- Houve um problema no nosso sistema, que já está sendo consertado - disse a porta-voz do Amazon, Patty Smith.

O escritor Craig Seymour, autor de "All I Could Bare", disse em seu blog que sua posição no ranking de vendas caiu no início do ano e só voltou ao normal após um mês. O livro é classificado no site como um produto para adultos.

- Eu comentei isso com a minha editora, e eles começaram a prestar atenção. Também fiz uma pesquisa e vi que os únicos livros sem posição no ranking de vendas tinham conteúdo gay como o meu - acrescentou.

De acordo com o jornal inglês "Guardian", uma edição em brochura da autobiografia do ator e apresentador Stephen Fry, "Moab Is My Washpot", que o Amazon classifica como gay, está fora da lista, enquanto a versão de capa dura, classificada como "memória", continua no ranking.

Estar fora da lista dos livros mais vendidos significa perder destaque nas principais páginas do site, o que pode implicar significativa redução das vendas.


Nenhum comentário