Header Ads

Circuncisão reduz risco de AIDS em heterossexuais

http://3.bp.blogspot.com/_WjhDWNfVzNE/RzjlWrq23BI/AAAAAAAAANk/oKgClGswQ2c/s400/fimose.jpg
Circuncisão reduz risco de AIDS em heterossexuais

Farmacia.com.pt

Estudos realizados em África afirmam que a circuncisão reduz o risco de contrair o HIV em heterossexuais

A revista "Cochrane" baseou-se em três novos estudos, decidindo alterar a conclusão anterior onde se consideravam insuficientes as evidências para recomendar a circuncisão como forma de prevenção.

Os exames revelaram que a circuncisão efectuada em homens heterossexuais reduzia em até 54% o risco de contrair o vírus causador da Sida num período de dois anos, e em comparação aos que não tinham realizado esse procedimento.

"A pesquisa sobre a eficácia da circuncisão masculina na prevenção do HIV em homens heterossexuais é conclusiva", afirmou Nandi Siegfried, co-director do South African Cochrane Center, acrescentando que não serão necessários novos estudos para estabelecer que as taxas de infecção decrescem nos homens heterossexuais durante os dois primeiros anos após a circuncisão.

Nandi Siegfried sugere ainda que os encarregados da área da saúde devem considerar aplicar a circuncisão como mais uma medida dos programas de prevenção do HIV.

Apesar dos resultados promissores da pesquisa, os investigadores afirmam que é necessário aprofundar estes estudos de forma a se estabelecer se a circuncisão masculina também oferece benefícios às parceiras.

Nenhum comentário