Header Ads

Parada da Diversidade de Matizes

Parada da Diversidade
Parada da Diversidade

É HOJE! 8° Parada da Diversidade promete reunir 50 mil pessoas.

Fonte: 180 graus

Durante todo o evento, foram feitas orientação sobre direitos trabalhistas e recebimento de denúncias

No período de 23 a 28 de agosto, o Matizes realizou a 5ª Semana do Orgulho de Ser, cujo tema foi Emprego & renda: lutas e conquistas em tempos de incerteza. Nesta sexta-feira (28/08), vai ser realizado a Parada da Diversidade, o último evento desta semana que promete reunir mais de 50 mil pessoas.

Durante todo o evento, foram feitas orientação sobre direitos trabalhistas e recebimento de denúncias de desrespeito à Legislação Trabalhista em praças de Teresina. Afinal, ser lésbica, gay ou travesti, tem deixado de ser um esteriótipo depreciatório pra virar sinônimo de ORGULHO. Diversidade essa capaz de unir e não mais segregas grupos.

Para finalizar a 5° Semana do Orgulho de Ser, temos uma agenda recheada. Começas às 8 horas com a palestra “Escola e Diversidades”, no Auditório do Rio Poty Hotel. Em seguida, a 8° Parada da Diversidade fará concentração na Praça da Bandeira, percorrendo a Rui Barbosa, Paissandu, Frei Serafim, retorno na Coelho de Resende e finalizando na Praça Pedro II.

A presidente do grupo Matizes, Marinalva Santana, conversou com o portal 180graus e revelou que personalidades políticas estarão no evento. “Foi chamado o governador Welligton Dias, o prefeito Sílvio Mendes, espero que eles compareçam. O secretário de estado Kléber Eulálio, já está confirmado, a deputada Flora Izabel, o deputado estadual Fábio Novo, a vereadora Teresa Brito e outros”.

Marinalva Santana falou ainda da importância da Parada da Diversidade para o Piauí. “É uma parada onde cabe todas as pessoas despidas de preconceito, todos os grupos que historicamente tem sofrido descriminação em uma sociedade como a nossa. É a hora de deixar isso transparecer!”.
Depois da Parada da Diversidade, a festa segue no show da diversidade, na Praça Pedro II e finaliza no sábado (29/08) com o Concurso Miss Gay Piauí, no Sesc Ilhotas.


CURIOSIDADES SOBRE AS SIGLAS

LGBT's - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Transgêneros
TERMOS
Bissexual - Refere-se ao indivíduo que se sente atraído e que pode relacionar-se sexual e afetivamente com pessoas do mesmo sexo e sexo oposto.

Gay - Do inglês, Gay (guêi) [gei] adjetivo de alegre; (cores) vistoso, vivo; homossexual. Expressão de origem inglesa que se refere ao homossexual masculino ou a toda condição homossexual. Ex. Mundo Gay. Designa preferencialmente o homem do gênero masculino que tem atração, e/ou ama pessoa do mesmo sexo. Expressões como: veado, bicha, boiola, etc. são ditas pejorativas pois trazem consigo um significado negativo da homossexualidade masculina.

Hermafrodita (Intersexual)- Pessoa que reúne caracteres sexuais, ou órgãos sexuais de ambos os sexos.

Heterossexual - Relativo à afinidade ou comportamento sexual entre indivíduos de sexos opostos. Homens e/ou mulheres que amam ou sentem atração por pessoas de sexos opostos.

Homofobia - Aversão a homossexuais

Homossexual - É a pessoa que se sente atraída e/ou apresenta vivência sexual com outra pessoa do mesmo sexo. Relativo à afinidade ou comportamento sexual entre pessoas do mesmo sexo. Homens e mulheres que amam e/ou sentem atração por pessoas do mesmo sexo.

Lésbica - Lésbio+ico, de ou pertencente a Ilha de Lésbos.

Homossexual feminina. Diz-se da mulher que ama e/ou sente atração. Expressões como: sapatão, caminhoneira, paraíba, etc. são ditas pejorativas pois trazem consigo um significado negativo da homossexualidade feminina.

Metrossexual - Metrossexual é a pessoa vaidosa ao extremo. O termos foi inventado pelo escritor inglês Mark Simpson, 39 anos, que diz que neste caso o que menos importa é a orientação sexual da pessoa. Metrossexual é simplesmente o homem(ou, mulher) narcisista dos tempos modernos, que graças às facilidades dos serviços existentes nas grandes cidades, pode dar-se ao luxo de se esmerar muito - além do habitual - nos cuidados com a aparência. O termos metrossexual surgiu em 1994, num artigo de Simpson para o jornal inglês The Independent. Em 2002, foi resgatado pela revista eletrônica Salon, conforme encontra-se na edição da Revista Veja Especial n° 34, ano 37, página 22.

Misoginia - Desprezo ou aversão as mulheres. Repulsa mórbida do homem ao contato sexual com mulheres.

Orientação Sexual - Quanto a orientação sexual

Sexo Biológico - Aquele cuja denominação é feita a partir dos órgãos genitais. Para quem nasce com vagina denomina-se mulher ou fêmea e quanto ao nasce com pênis, denomina-se homem ou macho.

Sexo Psicológico - É a denominação dada a a partir da percepção neuropsíquica.

Sexo Jurídico - Aquele determinado em documentos de identidade

Transexual (Disfórico de Gênero, Neuro Discordante de Gênero) - É a pessoa (homem ou mulher) que, mesmo tendo nascido com um determinado sexo biológico apresenta uma identidade com o sexo oposto, ou desarmonização neuropsíquica. Essa vontade de ser do sexo oposto é permanente e, em muitos casos, recorre-se a cirurgia para adequar o corpo a identidade. De outra maneira: o sexo psicológico não se adapta ao sexo biológico, muitas vezes negando a sua genitália.

Travesti (Transgênero) - Pessoa (homem ou mulher) que sente-se bem em se vestir com roupas do sexo oposto. Em alguns casos, os homens fazem implantes de silicone e/ou tomam hormônios e, as mulheres podem tomar hormônios. Nem todo travesti é homossexual.

Drag Queen - Homem que se traveste com roupas do sexo oposto de forma exagerada.

Drag King - Mulher que se traveste com roupas do sexo oposto de forma exagerada

Nenhum comentário