Header Ads

Juíz proíbe crianças e adolescentes de participarem da Parada Gay de Caxias

Juíz proíbe crianças e adolescentes de participarem da Parada Gay de Caxias



Acabei de ler uma notícia no Portal G1 que me deixou incomodada. Neste domingo vai acontecer a Parada Gay de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e o juíz Aílton Augusto dos Santos, da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da cidade, proibiu a presença de crianças e adolescentes no evento, alegando que elas presenciariam cenas inadequadas para suas faixas etárias.


Vamos à perguntinha básica, o que tem de mais numa Parada Gay que crianças e adolescentes já não viram na TV ou na internet?



1) Dois homens se beijando?


2) Duas mulheres se beijando?


3) Homem vestido de mulher?


4) Mulher vestida de homem?


Certo, talvez na TV não tenham visto essas cenas, porque a heteronormatividade é predominante, principalmente quando estamos falando de canal aberto. E quando são representados nas novelas, os homossexuais geralmente são tratados com um tom irônico de preconceito, assim como qualquer minoria.

Mas pelo que eu saiba as crianças vêem cenas de violência, guerra, sangue e coisas piores nos desenhos tidos como infantis! Ver a realidade através de amor e carinho, essa sim, é imprópria, Caro Juiz?

É de ficar chocada mesmo com isso. E depois ainda tem pessoas que afirmam que o preconceito não existe mais, estamos numa sociedade liberal. Se liberdade de expressão é isso, então deveria ser alterada a nomenclatura para censura.

Todos os anos eu vou a Parada Gay da minha cidade, Feira de Santana, e se me perguntarem o que eu vejo na festa que crianças e adolescentes não podem ver eu realmente não sei responder.

O que eu sempre presencio é afeto, brincadeira, pessoas dançando, pulando, beijo, abraços, uma sensação incrível de liberdade e luta, afinal, todos sabemos que se um casal de homossexuais andar em praça pública se beijando ou tendo gestos de carinhos serão alvo certo de preconceito, ou até mesmo de violência, e a Parada Gay representa justamente o dia que todas essas barreiras são quebradas, não existe o “não pode”, quem vai pra festa sabe que vai ver beijos e afeto de semelhantes por lá.

E o mais preocupante é, será que não existem adolescentes militantes? É obvio que sim, e esses não vão poder participar justamente do dia principal de protesto gay. E claro, se o objetivo da passeata é fazer com que muitas pessoas se agrupem para protestar e boa parte dessa massa é de adolescentes vai ter um desfalque enorme na Parada, prejudicando os homossexuais que tem por direito protestar por uma causa como qualquer cidadão inconformado com injustiças.

E se não for respeitada a decisão do Juiz a pena vai para os organizadores do evento, que é um evento público. Alguém aí já viu uma pena cair sobre os organizadores de um evento que é público? Quer dizer, se uma criança ou adolescente decide quebrar as regras quem pode sofrer uma sanção administrativa ou penal são as pessoas que organizam a Parada Gay. Certo, e como elas vão fiscalizar isso? Pagar milhares de seguranças para vigiar o evento? Isso não seria dever da polícia já que se trata de um espaço público? Complicada essa decisão viu, gera milhões de perguntas. E tudo isso, claro, para que o evento não aconteça.

Mas para quem tem a oportunidade de estar esse domingo, em Caxias, a concentração começa às 13h, na Avenida Brigadeiro e Lima e Silva, no bairro 25 de Agosto. E a meta é reunir em torno de 200 mil pessoas.

2 comentários

MAY disse...

Bom, Katia, a parada de Duque de Caxias já aconteceu a umas duas semanas atrás, se não me engano. Mas, de qualquer forma,acho que o que estão querendo com essas atituddes dos representantes de Caxias, é criarem polêmica para estarem sempre em manchetes nos meios de comunicação (sejam eles quais forem). O problema é que eles não devem ter percebido o quanto isso tudo é negativo para a cidade, principalmente para aquele prefeito que adiou a parada deste ano. As eleições estão por vir e, quem sabe com o resultado, eles acabem reformulando seus conceitos éticos e morais.

Katia Steelman Walker disse...

May agradeço o comentário... Eu divulguei aqui o ocorrido para que as pessoas tomem conhecimento que o preconceito ainda domina boa parte da sociedade... Há! eu gosto muito do seu blog e sempre que posso dou uma passada por lá... achei o seu blog procurando imagens para ilustrar os meus contos e me encantei... seus desenhos são muito bons... Bjs!

PS. esse prefeito de Duque de Caxias não se reelejerá... bjs!