Header Ads

Dicionário chinês exclui a definição "gay" para um de seus verbetes

A mais nova edição de um dos mais célebres dicionários da China tornou-se o alvo de críticas de grupos de defesa dos direitos humanos no país.
Os responsáveis pela listagem dos verbetes do novo Dicionário Contemporâneo de Chinês decidiram tirar do verbete “tongzhi” uma de suas principais acepções, que é “gay” ou “homossexual”.

Por décadas, “thongzhi” foi uma palavra amplamente empregada por militantes do Partido Comunista. Sua tradução para o português equivale a “camarada” ou “companheiro”.
Em entrevista a um canal de televisão chinês, Jiang Lansheng, um dos lexicógrafos responsáveis pelas definições das 69 mil entradas do dicionário, alegou que a equipe tem consciência dessa definição “mais coloquial” da palavra “thongzhi”, mas que não quiseram incluí-la para “não chamar atenção para essas coisas”.
"Você pode usar a palavra aonde quiser, mas não coloque ela [com essa definição] em um dicionário formal porque não se deve promover essas coisas”, argumentou em rede nacional.

Consultado pela emissora britânica BBC, Ding Xueliang, professor da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong, explicou que "o uso de ‘thongzhi’ no sentido de ‘homossexual’ começou em Hong Kong e Taiwan como uma forma de ironizar a forma como os comunistas chineses se cumprimentavam: por exemplo, 'Hu Jintao tongzhi' ou 'Wen Jiabao tongzhi'".
Um militante pela extensão de direitos civis a homossexuais foi entrevistado pela agência oficial de notícias Xinhua. Nan Feng, como preferiu se identificar, classificou de “inaceitável” a opção dos lexicógrafos”. Em sua opinião, o dicionário deveria ver a palavra “de um ponto de vista imparcial”.
A palavra mais precisa em chinês para homossexual é “tongxinglian”. Contudo, ativistas consideram o termo demasiado técnico e pouco coloquial.
Em outros aspectos, a obra revela-se levemente mais progressista. Os lexicógrafos decidiram incluir no novo volume gírias como “geili” (o equivalente a “bacana” ou “demais”) e estrangeirismos como PM2.5, um indicador para a concentração de poluentes no ar.


Nenhum comentário