Header Ads

Renata Montezine: Uma modelo transexual e plus size

Ela tem 24 anos, usa manequim 46 e tem 1,70 de altura.Ela é modelo plus size e transexual.
Renata Montezine, que vai desfilar pela primeira vez neste sábado (25) no Fashion Weekend Plus Size, é considerada a primeira modelo plus size transexual do mundo e é o verdadeiro exemplo de que o mundo da moda está aberto à diversidade e precisa de personagens que quebrem paradigmas e padrões -- assim como ela.
"O ideal é que um dia rótulos como ‘plus size’ e ‘transexual’ não sucedam a palavra modelo. Porém, hoje, é necessário utilizá-las como forma de inclusão e para influenciar positivamente outras mulheres. Fico feliz em fazer parte desse processo”, diz a modelo em texto de divulgação do evento.
Renata é paulista, natural de Jundiaí e diz que desde pequena sentia identificação com o gênero feminino.
"Eu sempre me vi como menina, meu modo de falar e me expressar eram tipicamente femininos. Estava presa em um corpo masculino, mas eu era uma menina de alma", contou ao MdeMulher.
Aos 6 anos, Montezine já gostava de brincar com bonecas e não se interessava por aquelas consideradas "de meninos".
O comportamento chamou a atenção de seus pais, que buscaram soluções e entendimento.
Renata passou por diversos especialistas e aos 13 anos começou a fazer a adequação de gênero.
"Eu me olhava e ficava: 'como assim sou uma menina, mas em um corpo de menino? Sempre tive muito apoio deles [de seus pais], que queriam também compreender o que eu estava passando", disse em entrevista ao UOL.
Assim que Renata começou a assumir sua verdadeira identidade, veio o tratamento hormonal e as formas femininas começaram a surgir: seu rosto foi afinando, os pelos reduzindo e as curvas aparecendo gradativamente.
Um dia, uma menina me chamou no Facebook, como muitas outras, sem experiência alguma, pedindo conselhos de como se tornar uma modelo plus size. Era a Renata Montezine", conta a organizadora do evento Renata Poskuz Vaz em seu blog.
 
Por ela, Montezine foi comparada a Lea T, modelo brasileira transexual que já tem carreira internacional consolidada.
“Ela [Renata] disse que nunca saberíamos se eu não tentasse. E como adoro um desafio, aqui estou”, completa Montezine, que já trabalhava com moda, mas apenas na parte comercial.
Ainda em entrevista ao UOL, ela disse que hoje não sente que sofre tanto preconceito quanto outras trans que ainda estão nas primeiras fases de adequação de gênero.
Ela quer usar o espaço conquistado para dar mais visibilidade às mulheres trans. "O preconceito, não vou mentir, sempre vai ter. Mas é muito mais pela falta de entendimento, por não saberem o que é [a transexualidade]. Quero mostrar que nós, transexuais, podemos fazer tudo", disse.
E pode, mesmo.
Fashion Weekend Plus Size – Verão 2015
Data: 25/07/15
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – 4 º andar - Cerqueira César São Paulo – SP
Horário: 17h
Ingresso à venda no site Ticket360 para o público geral

 Do BrasilPost


Nenhum comentário